2011-09-07

Atacando bloggers: Poisoned Apple II - a paneleirice dos "likes"

Em tempos tive uma conta de Facebook para o blog. Não o fiz da forma correcta, como página, pois aquela história de que as pessoas teriam que clicar numa coisa que as definia como meus fãs parecia-me presunçoso demais. O facebook achou que o meu nome não era Piston, que aquela não era a minha fotografia, que tinha fornecido dados falsos e, como tal, fecharam-me a conta.

Um opinion-maker é uma pessoa que por ser respeitada e admirada por um elevado número de pessoas consegue alterar a tendência opinativa de massas. Um opinion-maker não o é só porque deseja muito sê-lo e porque se esforça para isso. Este último é apenas o tipo de pessoa que antes de o fazer com objectivos comerciais escrevia algumas coisas interessantes. Hoje em dia só me liquefaz as fezes e esfrega urtiga filosófica na minha debilitada mente.
Não tenho nada contra a actividade de tornar um blog rentável mas não gosto que isso seja feito de forma encapotada. A moda de pedinchar "likes" em páginas de facebook, é de um ridículo constrangedor. Em alguns casos a insistência é tanta que se nota a clara estratégia de tentar gerar um potencial gravítico que possa ser utilizado como canal de vendas.
Mas retornemos à Poisoned Apple e deixemos para trás o Arrumadinho e a sua forma subtil de promover o livro que ainda não está escrito.

A Poisoned fez algo semelhante mas, assegura-me ela, com o objectivo nobre de interagir de forma diferente com os leitores. Como eu partilho alguns ódios com ela e consegui que prometesse não voltar a roer os móveis, perdoei-a.

Nota: a Luna, que eu plagiei, teve a amabilidade de deixar um comentário a corrigir  um "traz" que utilizei de forma completamente incorrecta (às vezes prendo-me pela sonoridade e escapa-me uma destas) e que me valeria uma quantidade generosa de insultos. Teve a bondade de apagar o comentário logo a seguir para que só eu tivesse acesso à humilhação.
Esta pessoa é uma falsa-azeda. Cuidado.

18 comentários:

  1. Isto é plágio! Ainda há coisa de uma hora escrevi um post com a expressão "pedinchar likes no facebook". :)

    ResponderEliminar
  2. Declaração de interesses: tenho uma página de facebook como Ana Luna que usava para poder adicionar pessoas que me lêem sem expor a minha vida pessoal, e criei tambem uma página para o blog, que agora que descobri como utilizar correctamente irá eventualmente substituir a outra.

    ResponderEliminar
  3. "Olhem para mim, olhem para mim, que estou aqui no canto da blogolândia e ninguém me liga".

    Podias ser um bocadinho mais discreto nos teus pedidos de atenção.

    ResponderEliminar
  4. Luna, eu, que já tinha a maior parte do texto escrito, li o teu e fervi de raiva.
    No post anterior já tinha o gancho para este e isso iliba-me de qualquer culpa.
    Agora que penso bem, pode-se tirar a cidadã do concelho de Sintra mas não se pode tirar o concelho de Sintra da cidadã.

    ResponderEliminar
  5. Maria, noutro dia golpeei o pénis numa estação do metro. Ninguém me prestou atenção.
    Há que explorar todas as vias possíveis, ainda que na forma de um texto de teor horrendo.

    ResponderEliminar
  6. Luna, repare só na valiosa referência que lhe fiz no post, repare.

    ResponderEliminar
  7. Ahahahaha, não tem de quê, meu caro. Por momentos até pensei que fossemos vizinhos. ;)

    ResponderEliminar
  8. Isso ainda devem ser resquícios da inspecção peninana.

    ResponderEliminar
  9. Coração, com o tempo verás que meus objectivos nada têm a ver com os que citaste, ainda que não veja haja crime nisso.

    Como te disse, aquilo vai servir para escrever coisas curtas que não fazem sentido no blog e que não quero escrever no meu facebook pessoal, não vá o mundo cair-me em cima. Sabes como é, um gajo nunca pode ser completamente honesto nem escrever muitos palavrões. Talvez assim solte o monstro que há em mim!

    ResponderEliminar
  10. Até que voltes a conquistar a minha confiança estás em liberdade condicional.

    ResponderEliminar
  11. Poisoned, darling: os meus objectivos são exactamente os mesmos. Tenho a página, nunca pedinchei likes, fpo criada apenas para poder interagir com quem me lê sem ser através do meu face pessoal.
    (antes criei um perfil como Luna, como sabes, que nem sei como ainda nao foi banido.)

    ResponderEliminar
  12. Epá, fiquei sem saber se posso ser alvo da tua fúria ou não. Quando criei a página do Facebook dei conhecimento disso à malta, mas depois disso não pedinchei nada, achas que me safo?

    E concordo com a Poisoned Apple, certas coisas fazem mais sentido no Facebook do que no blog.

    ResponderEliminar
  13. Don't flatter yourself Piston. O sucesso dos blogs não vem da qualidade, ou admiração pelas qualidades dos seus bloggers. Os blogs e facebooks são consumidos pelos "cu de opinião", que sem saber de nada em profundidade sobre qualquer assunto e sofrendo de ignorância crónica procuram a cadeia de fast food das opiniões - os blogs.

    ResponderEliminar
  14. Rafeiro, estás seguro.

    Cardápio, em que parte é que me assumi como uma sobremesa dos blogs? Não podia discordar mais com todo o comentário.

    ResponderEliminar
  15. "Um opinion-maker é uma pessoa que por ser respeitada e admirada por um elevado número de pessoas consegue alterar a tendência opinativa de massas." ---------> Aquilo de que falas acima morreu com a Marilyn Monroe e com as suas gotinhas de channel n.º 5.

    Não-há-opinion-makers-em-blogs-e-facebooks-porque-todo-o-efeito-é-perdido-nas-aglomerações-em-jeito-de-carneirada.

    Suponho que o famoso "circo e pão" se aplicaria melhor aquilo que descreves, mas opinion-makers nunca, n-u-n-c-a!

    :)

    ResponderEliminar
  16. Cardápio, não consigo ver qualquer sentido nisso.

    ResponderEliminar
  17. Quantas imperiais precisas para ficar grogue? Bebe essas e depois então lê, ao menos pode ser que rias.

    ResponderEliminar