2011-07-28

Nação polida - Aí tá o miolo!

Ano após ano vamos assistindo à suavização de ideias, expressões, palavras, correntes pedagógicas e tudo mais. Estamos a tornar-nos numa nação ainda mais polida do que aquilo que já éramos e, no entanto, toda a gente alega que é muito frontal e que diz tudo na cara.
Os que são brutalmente genuínos são os ignorantes, que falam muito mas que não sabem do que falam e os bem informados são os que substituíram as mentiras pelas inverdades.
Já não é possível dar uma palmada numa criança porque isso é ilegal e traumatizante e no entanto usar bebés como cinzeiros é algo que se tornou mais comum.
Eu giro as minhas relações tanto a nível profissional como pessoal no limite da má educação. Faço uso de um tratamento cordial mas nos níveis mínimos. Sou um tipo com um stock de calor muito reduzido e não gosto de desperdiçar nada. Até prova em contrário, não há cá simpatia extra.
Detesto esta ideia de que tudo tem que estar muito polidinho para que ninguém se magoe, para que nunca se faça sangue. Neste campo estamos a tornar-nos numa sociedade norte-americanizada e, consequentemente, ridícula.
Sou um grande adepto de vértices virtuais espalhados aleatoriamente pela sociedade. É essencial que tenhamos à mão pontos aguçados onde possamos enterrar a cabeça de uma série de filhos-da-puta que nos fazem a vida negra ou que, simplesmente, nos irritam com coisas mínimas.
Por favor espalhem-me alguns vidros pelo chão. Não suporto viver num ambiente seguro.

19 comentários:

  1. Olha este texto além de nao ser nada pòlido nao é politicamente incorrecto. Achas isso bem?

    ResponderEliminar
  2. pois eu sou exactamente o oposto. (TOMA LÁ VIDRINHOS!)gosto de tratar as pessoas com cordialidade e simpatia. No local de trabalho então, faço mesmo questão de ser mto simpática para todos, pois se há realmente coisa que eu não suporto é ver as pessoas nervosas por terem que falar comigo (ou virem com algum tipo de subserviência). Isto é, faço questão de provar que tb os funcionários com "mais responsabilidades" podem ser acessíveis, humildes, simpáticos e humanos. Essa "espécie de frontalidade" de que falas é hoje em dia mto vulgar e conheço pessoas exactamente com o tipo de atitude que descreves, que apregoam a sua "frontalidade" e "sinceridade" mas que são os piores hipocratas.
    A esses chamo-lhes "mal fodidos" ;)CORTA-TE!

    ResponderEliminar
  3. na verdade não quero que te cortes.
    Descreves a tua personalidade e cada um tem a sua. a minha reflete-se no sorriso fácil, o que é que eu posso fazer? (não vale dizer "mata-te!")

    ResponderEliminar
  4. Eu ontem espalhei um vidros aqui pelo chão da residência. Eram 3h da manhã e eu, que devo ser a única pessoa aqui que faz alguma coisa da vida, berrei bastante para que se calassem. Tive de lhes atirar uma garrafa de Martini vazia, pronto. Sou muito polida eu. Nós no Porto somos, na generalidade, muito pulididamente correctos.

    ResponderEliminar
  5. Eu ia dizer que sou igual mas é melhor não. Tirava-te o protagonismo.
    És único.

    ResponderEliminar
  6. eheheh ;) muito bom!

    (quanto ao teu comentário, parece que estamos na primária sim, mas num filme do Harry Potter, com bruxas pelo meio e muito veneno:p )

    ResponderEliminar
  7. Isto começou tudo na Pipi, e a PN deve ter sido apanhada no fogo cruzado Pipi vs SraFeiticeira.
    É lamentável que pessoas adultas tenham comportamentos de pré-primária.
    Mas isto não é muito linear...Basicamente perfis, principalmente femininos, conhecidos na blogosfera foram afectados, de uma forma ou de outra.

    ResponderEliminar
  8. Continua a não fazer sentido. Não vejo razão para encerrar portas.

    ResponderEliminar
  9. Aqui o anónimo que te pediu a lista das vilãs, fez uma ID só a pensar em ti!

    Não sentes já o love todo? Até rebolas nesse chão cheio de vidros...

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Cardápio de Vilãs, vais ser melhor aceite ou tolerado. No entanto continuas anónimo.

    ResponderEliminar
  11. Sim, os 15 minutos de fama do Andy Warhol deram lugar à prezada privacidade e anonimato.

    ResponderEliminar
  12. Estou ai com a Maria Papoila, este post até está bem escrito até parece elaborado por alguém inteligente, assim como assim as minhas expectativas em relação a ti são tão baixas (inexistentes) que creio ser por isso que me surpreendi.

    ResponderEliminar
  13. Tens que afinar essas técnicas de sedução. Assim não vais lá.

    ResponderEliminar
  14. Se calhar é porque não quero mesmo "ir lá" já pensaste nisso?

    ResponderEliminar