2007-09-10

Palmas

Acho que este é o momento oportuno para que se institua uma nova política no que toca a aplausos.

Ao longo dos anos, tenho verificado que há um uso abusivo desta forma de manifestação.
Há as pessoas que se aplaudem a si próprias, as que aplaudem quando se pede um minuto de silêncio como forma de homenagear um cadáver, as que aplaudem quando alguém surge num programa de televisão (mesmo sem ter feito porra nenhuma para o merecer), as que aplaudem quando no programa "Herança" o dinheiro passa de um concorrente para outro, os que aplaudem porque estão com comichão no pé, etc.

Para mim, humilde mortal, um aplauso é algo que se dá quando:
  • Alguém cantou muito bem.
  • Alguém tocou muito bem.
  • Alguém teve uma excelente prestação desportiva.
  • Alguém se despista de automóvel, morre e leva alguns amigos com ele (Morangos com Açúcar? Atingiram?).
  • Alguém se despista de automóvel e consegue levar consigo três advogados e dez jornalistas (calma Leididi/Alexandra, calma).
  • Alguém de um bairro manhoso dá dinheiro para participar num anúncio com Cristiano Ronaldo (a estupidez é algo que deve ser incentivado).
  • Alguém do sexo feminino se despe num filme/revista/rua/ponte (e quando não é a Simara).
Eu sugiro que se crie uma lei que permita a imediata amputação de qualquer pessoa que aplauda alguém de forma totalmente gratuita e despropositada.
O casal McCann sai da Igreja... zinga, 120 mãos cortadas.
O "As tardes da Júlia" começa, 150 no saco.
José Malhoa acaba um espectáculo, 500 mãos pela sanita abaixo.

E perguntam vocês: "Oh Piston, mas isso não impede que as pessoas expressem esse comportamento parvo. Apenas altera o som do aplauso!"

É claro que só altera o som! Mas haverá algo mais divertido que ver 80 amputados a bater os cotos no "Preço Certo"? Não só se ganhava em silêncio como em ritmo. Adivinho que o som de ossos a bater contribua para uma sonoridade muito tribal, logo, divertida (semelhante ao bater de umas socas mas com menos volume).
Acrescendo a este beneficio tínhamos o facto de que a vontade tinha mesmo de ser grande. A sensação de pele entalada entre os ossos não deve doer pouco.

Que me dizem? Vamos fazer um abaixo-assinado?

(A próxima sugestão será promover a remoção dos lábios de quem for assobiar para a porta dos tribunais.)

35 comentários:

  1. A Simara já está bem mais magrinha...

    Quanto aos advogados, palminhas por terem de aturar estes preconceitos made in USA!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo. Inclusivamente com a sugestão em aberto - havia de ser bonito ver 73027465 mil manetas a ficarem sem lábios depois dos pais da Maddie serem condenados...

    ResponderEliminar
  3. Alexandra, calma pequenita. Eu sei que a Simara não está gorda mas continua a ser (e será sempre) o meu nome de referência.

    Papoila, acho que vai estalar discussão...
    Queres ver que tu também já tens "certezas"? Ganhaste-as a ver as noticias tão coerentes (ironia) que são todos os dias debitadas pelos jornais?
    Admitindo que são condenados, achas que deve haver um ajuntamento de pessoas à porta de um tribunal para assobiar condenados? Ninguém tem nada para fazer na vidinha?

    ResponderEliminar
  4. PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS PALMAS


    ...e agora, vais-me cortar as mãozinhas?


    ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu se fosse a tia espancá-la-ia até à morte com os seus próprios sapatos de salto alto...

    ResponderEliminar
  6. 80 amputados a bater os cotos... AHAHAHAHAH! Clap clap clap :P

    ResponderEliminar
  7. ja te dissemos 466865634 vezes que a simara está magra! a margarida da abraço também por isso nao vale. arranja uma gorda a sério! adiante, pisto.. tu és doente! e palmas para quem diz a verdade! palmas à miss!!!

    ResponderEliminar
  8. Malandreca, controle esse masoquismo.

    Head? Não estou a atingir.

    Sara, é mais "toctoctoc".

    Miss, desafio-te para uma guerra de canadianas (aviso já que uso golpes baixos e vou apontar aos testículos).

    ResponderEliminar
  9. Concordo inteiramente contigo, se bem que a imagem de 150 cotos a bater no "Preço Certo" não é a melhor imagem que me pode vir à cabeça...

    Detesto quando se pede 1 minuto de silêncio lá vêm as palmas...Mas aonde é que foram descobrir esta??
    Realmente usam-se palmas para aplaudir até a maior parvoíce e um bom exemplo disso é o programa "Herança de Verão"...batem palmas só por dizer uma estória mais seca que sei lá o quê...

    ResponderEliminar
  10. pode ser! desafio aceite. aviso ja q as minha muletas sao racing e tenho quatro, mesmo tendo so duas maos nunca se sabe!

    ResponderEliminar
  11. Acho que vou mesmo ter que te por os joelhos a dobrar para os dois lados, só para ver se perdes as manias.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou um cavalheiro. Ninguém acreditará na tua versão.
    Para todos os efeitos caiste numa escada.

    ResponderEliminar
  13. Deixa acrescentar: quando se dá um track pode-se bater palmas? Em simultâneo, assim, para disfarçar? (Isto se não se tiver uma cadeira por perto para se arrastar...)

    Hope so.

    ResponderEliminar
  14. humpf! nem sequer consegues andar sem apoios! cale-se menino! mas olha também podemos fazer uma luta de esponjas! ah nao! eu perdia tu tens bues!

    ResponderEliminar
  15. Sabes Pisto quando as pessoas ficam sem mãos não ficam com os ossos de fora para surtirem os barulhos que referiste, os cotos são preenchidos por pele e carnita...
    És grande!
    (frase completamente irritante sem qualquer tipo de sentido)

    ResponderEliminar
  16. E se em vez de palmas fossem palmadas? tinhamos é que escolher bem a gaja que se sentasse ao nosso lado! não fosse a simara sentar-se mesmo ao pé de nós...

    ResponderEliminar
  17. Picas, falta de controlo do esfíncter não justifica o uso.

    Pink, não tens calças para urinar, nem nada?

    Alexandra, um advogado só é "grande" quando atinge valores negativos. Não tens nenhum criminoso para ir libertar?

    Miss, ando sem apoios sim senhora!
    Perdias porque te lavava a cara com a parte verde...

    Maria, num mundo perfeito os cotos só têm uma fina camada de pele por cima do osso e uma grande noção de ritmos africanos.

    The one, palmadas com cotos, se executadas de forma errada, podem resvalar para a penetração. Acho que ninguém aqui quer penetrar a Simara (que, a propósito, EU SEI QUE NÃO ESTÁ GORDA!).

    ResponderEliminar
  18. A cover da karvela ao blog da Claúdia Ramos também merece aplausos.

    ResponderEliminar
  19. Se actualmente há uma situação em que o alvo das palmas trocava de lugar na hora com aqueles que o aplaudem é em certos funerais....

    Nesse ritual, o único gajo que eu admito que o possa fazer é o coveiro, depois de terminar o seu serviço, para tirar a terra das mãos...

    ResponderEliminar
  20. ai q maçada! ta bem a parte verde é mais gira. pode ser! mas so tens 2 maos pa tanta esponja. eu aguento com a esfrgona.. e tu??

    ResponderEliminar
  21. Head, não digas isso que a miúda fica toda convencida...

    Mak, apoio essa ideia.

    Miss, com essa mentalidade de dona de casa... Não vais longe (mesmo que o pontapé no lombo seja forte).

    ResponderEliminar
  22. Jorge... Política é o susbtantivo. politica é a 3ª pessoa sing do verbo politicar (que, acho eu [o que é irrelevante] não existe.

    Gosto do teu sentido de humor doentio... É interessante

    ResponderEliminar
  23. Teka, até tive para acentuá-la, mas...

    Quem é você?
    Porque é que não vai na onda como os outros e engole os pontapés ortográficos?
    Professora (já não me bastava a Papoila assassina)?

    Obrigado por mais uma correcção.

    ResponderEliminar
  24. Pior. Professora e de português. Só podia sair frustrada... O pior cenário possível. LOL Resta ler post alucinados e comentar de vez em quando... Em silêncio, observo... Eu até engolia os pontapés gramaticais... não fosse a sua luta contra os "axas" e "inhus"... (a mim só os "çe" irritam) Mas a partir de agora fico quietinha...

    ResponderEliminar
  25. Teka, nada de ficar quieta! Quero essas correcções em cima da mesa!

    Poisoned, essa é a grande novidade que nos trazes?

    ResponderEliminar
  26. Uma salva de palmas para este post!!!

    Tó do Samouco

    www.samoucoaorubro.blogspot.com

    ResponderEliminar