2007-04-16

O que é um Piston?

Estupidamente assumi que seria mais ou menos do conhecimento comum o que seria um piston e qual é o seu aspecto. Errei, como se pode perceber pelos comentários do último post.

Claro que não sabem! Não é propriamente uma coisa que haja na casa-de-banho e que seja de uso diário.

Um piston é a palavra francesa (que de resto é usada pela generalidade dos mecânicos em Portugal) para pistão.
O que é um pistão? É isto (letra P):
do Fr. piston

s. m.,
êmbolo;
Mús.,
dispositivo de certos instrumentos de metal (trompas, trombones, etc. ) que serve para ajustar a afinação e permite ao instrumentista produzir todos os sons da escala cromática;
instrumento de sopro regulado por pistão.

Compreendem agora o fascínio deste pobre atrasado mental ao ouvir a frase que dá titulo a este blog? É que não faz o mais pequeno sentido. Acho que era o tinto a falar mais alto.


20 comentários:

  1. Eu já descobri a pólvora e este ainda anda a apanhar do dada...

    ResponderEliminar
  2. Olhe que sim...

    P.S. - Não estou constipada. "dada" é mesmo "nada".

    ResponderEliminar
  3. Ah! olha que de vez em quando tens de limpar o piston, senão ficas com as ideias sujas ;P

    ResponderEliminar
  4. Ah o piston é que é a cabeça do homem? Pensava que era outra coisa! :-D

    ResponderEliminar
  5. Acho que isto me vai dar jeito para o exame de código.

    A ver vamos (andava ansiosa por usar esta expressão!)

    ResponderEliminar
  6. "Serve para ajustar a afinação..." - não soa nada mal, pois não? ;)

    ResponderEliminar
  7. e pa quando post novo?? é que este ja deu o que tinha a dar .... ja todos perceberam o que era um piston ...

    ResponderEliminar
  8. como admiradora do mundo automóvel, já sabia o que era um piston. aliás, confesso que foi por esta palavra que a minha curiosidade surgiu ao clicar neste blog!

    Interessante teria sido a explicação, se tivesses estado atento ao discurso do banheiro uns minutos antes desta citação. aí iriamos perceber o contexto da frase.

    mas n deixa de ser uma frase caricata ;)
    bjoca

    ResponderEliminar
  9. parece-me q o discurso do banheiro era a carne que se passeava à sua frente.

    Continuo na minha... :-P

    ResponderEliminar
  10. Fiquei mais chocada em saber que andavas a mostrar esse corpo na praia e que as vidas dependiam de ti!

    ResponderEliminar
  11. É verdade. Há vidas que dependem de mim. A das criancinhas que tenho aqui trancadas na cave é um bom exemplo disso.

    Eu não mostro o corpo. Na praia costumo de andar com um roupão e touca.

    ResponderEliminar
  12. Ahahaha! Desculpa, mas tive que por um grande ahahahahha a seguir à tua resposta...

    ResponderEliminar
  13. Quando for grande e rica vou contratar este gajo para ser o cómico lá da minha mansão

    ResponderEliminar
  14. É mais quando fores rica e estúpida.
    Trabalha com afinco e vais ver que arranjas o dinheiro.

    ResponderEliminar